Pesquisar este blog

sábado, 2 de outubro de 2010

A verdade sobre o “Choque de Gestão” do governo de Minas



Aécio Neves 45

"O SINDIFISCO-MG lançou na sede do Sindicato em Belo Horizonte, a revista A verdade sobre o “Choque de Gestão” do governo de Minas, uma análise do governo Aécio Neves no período 2003 a 2009, comparado com governo anterior, com enfoque especial para os gastos reduzidos com as áreas sociais e os exorbitantes com a publicidade, bem como o panorama vivido pelo servidor público mineiro.


Nosso objetivo, como Sindicato Cidadão, é contribuir para o debate, com informações, dados e análises, de maneira que todos possam refletir – e concluir – se o que é divulgado na mídia e nos discursos oficiais corresponde à realidade vivida pela população de Minas Gerais. Principalmente, se o propalado ‘choque de gestão’, implantado pelo governo mineiro, deve ser, realmente, modelo para o País e se trouxe algum benefício para a população”, explica o presidente do SINDIFISCO-MG, Lindolfo Fernandes de Castro.


Às vésperas das eleições gerais, o momento é oportuno para se fazer um balanço da evolução de Minas Gerais nos últimos anos, que passa, necessariamente, pela análise do desempenho do Estado no atendimento às necessidades da população e pelo real desenvolvimento econômico e social alcançados.


A revista traz, por meio de uma linguagem simples, evitando o tecnicismo, uma análise das contas públicas. “No comparativo de 2002 (último ano do governo anterior ao do Aécio) com 2008, houve redução de 24% dos gastos sociais (saúde, educação e segurança pública) em relação à Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado, sendo que no caso da educação a queda foi de 42%. Enquanto isso, no período de 2003 a 2009, o gasto total do Estado com publicidade ultrapassou, em valores corrigidos, R$ 1 bilhão”, acrescenta.



Desde 2003, o Sindicato tem desenvolvido análises e estudos e editado publicações diversas, com o intuito de fomentar o debate entre o governo e os diversos segmentos da sociedade. No início de 2006, quando Lindolfo de Castro também era presidente do Sindicato, foi lançado o caderno Quem bancou o ajuste fiscal? Superávit para Minas e arrocho salarial para os servidores do Executivo. A revista lançada é uma atualização desse trabalho."


Para ver o relatório completo, acesse o site acima.